Quando se ouve falar em responsabilidade afetiva, a maioria das pessoas a associa às relações amorosas. No entanto, precisamos ampliá-la para todos os tipos de relação, sejam elas afetivas ou não.
No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar um conjunto de fenômenos afetivos, como emoções, paixões e sentimentos. Ter responsabilidade afetiva é tratar com empatia e respeito os sentimentos e percepções do outro.
Todos são livres para pensar e emitir opinião sobre qualquer assunto. No entanto, precisamos ter cuidado na hora de falar, ou até mesmo, reagir a uma opinião contrária à nossa, e no papel de gestor, ainda é preciso ter sensibilidade para passar as diretrizes adequadas para sua equipe. Palavras mal escolhidas ou mal colocadas podem machucar, e muito, a autoestima do outro.
Lembro que em um determinado trabalho, tive um gestor que não tinha nenhum pouco de empatia com a sua equipe. A forma como ele chamava atenção dos seus subordinados, sempre menosprezando e diminuindo os outros, era do tipo: você é um incapacitado mesmo! Esperava mais de você, me decepcionei!
Sabe qual foi o resultado? Sai com sérios problemas de autoestima, acreditando que eu realmente era incapaz. Depois de muita terapia e força de vontade, consegui trabalhar e recuperar minha autoestima no campo profissional.
O que quero dizer com esse meu pequeno relato é que todo gestor possui uma grande responsabilidade afetiva perante os seus liderados. É muito importante que todos tenham inteligência emocional e, mais do que tudo, tenham empatia com cada pessoa que compõe a sua equipe.
Saber ouvir e observar os comportamentos e pensamentos de cada liderado, abrir espaço para diálogos e deixá-los à vontade para darem sugestões são atitudes essenciais que elevam o rendimento de uma equipe.
Entender como funciona cada pessoa, reconhecer as competências técnicas e de personalidade, e saber explorá-las não se trata de favoritismo, e sim saber aproveitar o que cada um tem de melhor. Um tratamento gentil e respeitoso também é importante para mantê-los engajados.
Ter responsabilidade afetiva com a sua equipe não quer dizer que você será um líder sem pulso, e nem que você não poderá expressar suas opiniões e nem chamar atenção.
Contudo, se você quiser que sua equipe seja engajada e traga bons resultados, mude a forma como você fala com seus liderados, se coloque no lugar deles e humanize sua gestão.
Dê exemplo. Seja exemplo!
Coordenador de marketing na Viação UTIL
Fonte: www.linkedin.com